sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ghent

Hoje é o primeiro dia em que tenho conhecimento de uma temperatura positiva com dois dígitos (10ºC!) desde que cheguei a Bruxelas. Todavia, não estou lá para testemunhar. Vim a Ghent visitar um amigo português que está cá há seis meses a trabalhar.
Com as férias de Carnaval, dois dos meus meninos foram viajar, e como tal, estou a disfrutar de três dias de férias :) Aproveitei para sair de Bruxelas e conhecer uma nova cidade.
Ghent é um local encantador. Preenchido de canais e uma arquitectura majestosa, é uma cidade realmente bonita e acolhedora. Hoje andei às voltas com o mapa na mão, tirei fotografias, perdi-me pelas ruelas e lojas de antiguidades, comi um típico waffle na praça central... enfim, pratiquei um dia da bela vida de turista :)

Como curiosidade, deixo-vos duas fotografias de Werregarenstraat (Graffiti Street), uma rua em Ghent onde é permitido fazer graffitis. Tudo - desde a grelha de esgoto às grades da janela e, claro, as paredes - apresenta desenhos, formas, tintas, cores, enfim, expressão artística! Tendo em conta que se trata de um local com grande afluência populacional (turistas, curiosos, artistas) imagino que deve haver vários centímetros de tinta e milhões de graffitis sobrepostos. Quem lá passa diariamente tem a honra de todos os dias se deparar com uma nova tela!




No que concerne à Terapia da Fala, há uns dias ligaram-me para fazer mais uma avaliação de uma criança. A mãe que me contactou tomou conhecimento de que estou aqui através da edição belga do Lusojornal.
Portanto, para profissionais em busca de horizontes além fronteiras, relembro uma vez mais a importância da divulgação dos vossos serviços. No meu caso, como já referi num post anterior, procurei estabelecer uma série de contactos (via e-mail) com instituições/entidades de algum modo ligadas à cultura lusófona. Ora a pouco e pouco, estes contactos vão-se revelando frutíferos, como o Lusojornal. Os responsáveis tiveram a amabilidade de colocar no jornal uma pequena notícia da minha chegada ao país. Que maravilha :)

Outra novidade: na passada quinta-feira registei-me na comuna (semelhante à câmara municipal) da minha zona de residência. Na próxima semana a polícia irá a minha casa confirmar que resido lá e então passarei a ter residência oficial na Bélgica.

Até breve! *



Nenhum comentário:

Postar um comentário