sábado, 22 de dezembro de 2012

Natal em Bruxelas

Este será o primeiro Natal que passarei fora de Portugal. 
Devido ao facto de ter bastante trabalho e pouco tempo, decidi ficar por cá nesta época de festas.

Certamente custará um bocadinho estar longe dos que mais amo, nesta época que tipicamente se passa em família. Contudo, tão brevemente quanto possível irei às terras lusitanas brindar com a família e celebrar a vida com os amigos. Estar fora tem destas coisas.

Por outro lado, não me faltará carinho, pois os meus companheiros de casa também ficarão por razões monetárias e de (falta de) disponibilidade para visitar as respectivas famílias. Será um Natal diferente, entre amigos e com neve! 

Contudo, as raízes e tradições serão respeitadas: a minha missão será pôr o bacalhau, o arroz doce e o vinho do Porto em cima da mesa de jantar :)
Na semana que passou enviei pequenas lembranças e postaizinhos de Natal para aquecer um bocadinho o coração dos que sentirão a minha falta.


Em relação à Terapia da Fala, fui contactada por uma amiga que também está no estrangeiro a exercer a profissão de Terapeuta da Fala. Portanto, brevemente, teremos a honra de ler mais um testemunho do que é ser Terapeuta da Fala no estrangeiro! Volto a informar que todos os demais testemunhos são bem-vindos! :)

Boas festas para todos! *  

5 comentários:

  1. Olá! Boa tarde! :)
    Descobri o seu blog há pouco tempo. Estou prestes a fazer 17 anos e estou no 12º ano, o que é um ano decisivo. Se tudo correr bem, penso que ainda em 2013 vou para a universidade e estou realmente muito interessada em Terapia da Fala. No entanto, tenho andado um bocadinho de "pé atrás" com o curso por pensar que só o poderia exercer em Portugal. Não que não gostasse de o fazer, mas com a crise que estamos a atravessar, não sei bem se o curso irá dar-me emprego cá e o mais importante, um bom salário! por isso fiquei muito contente por aperceber-me de que talvez o possa exercer noutro sítio.
    Gostava que me desse a sua opinião a cerca do curso. Se acha que é um curso que vale a pena tirar; se dá um bom rendimento e se há hipóteses de permanecer em Portugal a exercer a profissão com um bom rendimento.
    Obrigada pela sua atenção.
    beijinhos e boa sorte nesta etapa da sua vida :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sara, bom dia.
    A verdade é que uns bons 99,9% dos Terapeutas da Fala portugueses trabalham em Portugal - trabalhar fora na nossa área é relativamente improvável, contudo, não é impossível. É necessário que haja uma comunidade de portugueses grande e verificar-se a necessidade de um profissional de terapia da fala.
    A meu ver tens que analisar o que preferes: tirar um curso que te permita arranjar facilmente um emprego no estrangeiro ou seguir Terapia da Fala porque realmente te interessa a finalidade de profissão e os contextos de trabalho - sabendo que provavelmente trabalharás em Portugal.
    Deixo-te uma tira cómica (em Inglês) que penso que toda a gente deveria ler antes de escolher o caminho para o seu futuro.
    http://zenpencils.com/comic/98-alan-watts-what-if-money-was-no-object/

    Não hesites em contactar se tiveres questões adicionais!
    Carolina

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!
    Muito obrigada por me ter respondido. Fiquei muito contente quando vi :)

    Quanto a trabalhar no estrangeiro, esse nunca foi um dos meus objetivos. Sempre quis permanecer em Portugal, apesar de ter aquele 'bichinho' por viajar. Por outro lado quanto ao que quero realmente seguir acabo por ficar sempre um bocadinho em dúvida. Acho que posso dizer que tenho uma espécie de 'paixão' por crianças, e se pudesse ver sangue e assim seguiria pela medicina, e provavelmente por pediatria, mas realmente não consigo. Então descobri a Terapia da Fala e realmente cativou-me. O problema é sempre a questão do dinheiro e se realmente haverá trabalho cá para mim e todos estes problemas que o país está a atravessar, mas tal como a tira que aqui me deixou, falei com a psicóloga na minha escola para pedir opinião e ela disse-me o mesmo. Disse-me que devia pensar no que realmente gosto de fazer, e não só no que gosto, mas no que me dá prazer, e me deixa realmente bem em fazer.
    Sempre que penso nisso, sei que algo na minha vida tem de passar por crianças, e por alguma profissão em que as possa ajudar em algo, de alguma forma. Ao pensar assim, acho que Terapia da Fala me iria deixar bastante feliz.
    Depois ainda se acresce a preocupação com os exames. Tenho uma média bastante boa, mas a nível de exames, correm-me sempre muuuito mal...mas um dia de cada vez não é verdade? :)

    Mais uma vez, muito obrigada! Espero que tudo lhe corra bem.
    Sara

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    O meu nome é Patrícia. Gostaria de saber mais à cerca de terapeutas da fala na Bélgica.
    Se puder dar me alguma informação neste sentido agradeço. O meu mail: p.m.s.d.c@hotmail.com
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir