segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dicas para os exploradores de emprego sem fronteiras: "Como obter o reconhecimento do diploma?"

Sou frequentemente contactada para esclarecer alguns aspectos relativos a trabalhar no estrangeiro. Seleccionei algumas das perguntas que me vão colocando por e-mail, facebook, linkedin ou directamente no blog, às quais responderei nos próximos posts. Não hesitem em contactar em caso de dúvidas extra!

2. Como fizeste para obter o reconhecimento do diploma?
Cada pais tem a sua própria legislação no que toca ao reconhecimento de diplomas, bem como uma entidade específica para estas funções. É necessário fazer alguma pesquisa, ter paciência para a espera de respostas e sangue-frio perante as avalanches de documentos e burocracias envolvidas. Desenganem-se aqueles que (como eu) acreditam que em duas semanas está tudo feito! 

Após pesquisar, contactar e ser várias vezes (re)encaminhada, finalmente consegui contactar com a entidade e pessoa responsáveis pela minha situação específica. À partida, é necessário abrir um processo individual com o pedido de reconhecimento de diploma, que, no meu caso, continha o diploma e respetiva tradução oficial em francês, os conteúdos programáticos do curso, a descrição das horas e temas de todos os estágios realizados, certificado de registo criminal, fotocópias de documentos oficiais (como o bilhete de identidade e a cédula profissional) e carta de motivação. 
O resultado foi um pacote corpulento com o custo de várias centenas de euros, o qual hesitei soltar quando o entreguei em mãos ao funcionário dos correios. Nesses segundos de hesitação, divagava e mirabolava sobre tudo o que podia acontecer com aquele pacote antes de chegar ao sítio devido, como ser comido por em elefante ou ser desviado por terroristas de correio.

Passado meia dúzia de meses, quando já nem te lembras que enviaste a tua candidatura, recebes uma convocatória para ir a uma reunião apresentar-te à equipa e justificar o teu pedido. Com sorte, meio ano depois estás na dita reunião e, finalmente, sais da sala com um sorriso nos lábios: só te falta esperar mais 6 meses para que finalmente tenhas na mão a equivalência do diploma!


Deixo-vos com:
Dicas para os exploradores de emprego sem fronteiras que abordei num post anterior;
* A primeira parte deste post "Como soubeste deste emprego no estrangeiro?";
* 3 imagens que reflectem algumas das sensações inerentes à obtenção do reconhecimento do diploma.

Quando te preparas para começar o processo de obtenção do reconhecimento do diploma.

Quando estás e tentar encontrar e contactar a entidade e pessoa responsáveis pelo reconhecimento do teu diploma e és ininterruptamente (re)encaminhada. Parece que essa entidade e pessoa afinal não existem!

Quando estás meses e meses à espera de respostas.

Até breve! *

Nenhum comentário:

Postar um comentário