terça-feira, 12 de junho de 2012

Informações e Candidaturas para trabalhar no estrangeiro, Declaração de conformidade, Bilhete de identidade

Tenho várias novidades:
Já chegou o meu bilhete de identidade Belga
Entrei no meu 5º mês a trabalhar na Bélgica :) A estadia superior a três meses de duração deve ser comunicada à administração comunal do local de residência (comuna), de forma a ser emitido um atestado de registo (attestation d’enregistrement). O cartão de atestado de registo, equivalente ao bilhete de identidade para estrangeiros, apresenta o nosso número de registo nacional (nº de identidade na Bélgica) e, simultaneamente, confirma o direito de residência de que todos os cidadãos da União gozam. É visualmente muito semelhante ao nosso cartão de cidadão e é emitido contra a apresentação de diversos documentos, que variam consoante a situação do requerente. No meu caso, apresentei apenas uma cópia do meu B.I. português e uma cópia do contrato de trabalho. 

Já chegou a declaração de conformidade com a Directiva Comunitária 2005/36/CE, para o curso de Terapia da Fala
Este documento (Attestation de conformité à l’article 11 de la directive européenne 2005/36/CE délivrée par l’autorité compétente de l’Etat d’obtention du diplôme) é emitido em Portugal pela Administração Central do Sistema de Saúde e consiste num dos documentos necessários para o pedido de equivalência de diploma (Formulaire de demandr reconnaissance UE/EEE/Suisse - Titre Professionnel Paramedical). Portanto, estou um passo mais perto de consegui-la :)

Informe-se antes de partir
Disponibilizo aqui um panfleto relativo a trabalhar no estrangeiro "informe-se antes de partir", onde constam informações, contactos e conselhos pertinentes para quem está a pensar tomar a decisão de ir trabalhar para o estrangeiro.

Your First EURES Job
Deixo também o link para a página Your First EURES Job, uma acção que tem como objectivo ajudar  jovens a encontrar trabalhos noutros países da UE. O alvo desta acção para 2012-13 é o preenchimento de 5000 ofertas de emprego, e os requisitos para os candidatos consistem apenas em ter entre 18 e 30 anos de idade, ser cidadão europeu e viver legalmente num país da EU. Parece-me uma óptima oportunidade!


Até breve! *

8 comentários:

  1. Tens entre os 18-30 anos e procuras emprego?

    Então “Your Firts EURES job” pode ser uma opção para ti!


    És um jovem entre os 18-30 anos, cidadão e residente europeu, e te encontras receptivo a trabalhar em outros países da EU? Ou então, possuis um negócio em um país da EU, buscas trabalhadores com um perfil determinado e não os encontras no teu próprio país, assim como pretendes contratar jovens de outros países comunitários? Então, “Your First Eures Job” pode ajudar-te.

    “Your Firts Eures Job” é uma ação europeia que tem como missão ajudar os jovens a buscar emprego, e igualmente os empresários na sua busca por trabalhadores em toda a Europa.
    Poderás obter mais informação em: http://bit.ly/TyjIwG
    Podes também informar-te em Facebook: http://bit.ly/TyjIwJ
    Ou então contate diretamente conosco através dos e-mails: huscieportugal@gmail.com, podendo também visitar o nosso site www.intras.es


    Your First EURES Job | portafuturo
    www.portafuturo.it

    Your First EURES Job | portafuturo
    www.portafuturo.it
    www.intras.es
    http://www.huscie.org/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Eu também vou pedir o meu reconhecimento do diploma para a Bélgica.
    Sabe-me informar se essa declaração podem passar na hora ou de quanto tempo demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Nao me apercebi dos comentários deste post até hoje! Já resolveu a sua questão?

      Excluir
  3. Boa tarde,

    Eu nasci em França e licenciei-me em Terapia da Fala em Portugal.

    Gostaria de saber a possibilidade de exercer lá. O que devo fazer?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Nao me apercebi dos comentários deste post até hoje! Já resolveu a sua questão?

      Excluir
  4. Olá! Antes de mais quero agradecer este blog! Gostava de saber se alguém pode partilhar e explicar o que é necessário fazer passo a passo para um Terapeuta da Fala poder exercer em França. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Nao sei se este blog está atualizado ou nao mas preciso de ajuda. Tirei o meu curso de terapia da fala em espanha, la chama.se Logopedia. Agora voltei para Portugal mas nao sei o q fazer para poder exercer aqui. Ajuden-me por favor

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Nao sei se este blog está atualizado ou nao mas preciso de ajuda. Tirei o meu curso de terapia da fala em espanha, la chama.se Logopedia. Agora voltei para Portugal mas nao sei o q fazer para poder exercer aqui. Ajuden-me por favor

    ResponderExcluir